Uso incorreto de maquiagem pode trazer riscos a sua saúde ocular

Maquiar-se é um ato cotidiano na vida de uma mulher, mas é preciso ter cuidado, o uso da maquiagem em pessoas com predisposição pode ocasionar problemas como olho vermelho, lacrimejamento, fotofobia (aversão à luz), prurido (coceira) e edema da conjuntiva.

Devido à maior proximidade dos olhos, a região onde se passa o lápis necessita de maiores cuidados pois nesta região existem glândulas que são responsáveis pela secreção de material gorduroso que ajuda na composição da lágrima. A obstrução destas glândulas aumenta o risco de inflamação e infecção local, causando o popular terçol.

Para evitar que problemas advindos do excesso ou do mau uso de maquiagem, cuidados devem ser tomados. É recomendado usar produtos de boa qualidade e o prazo de validade deve ser respeitado, já que maquiagem vencida em contato com os olhos pode causar conjuntivite tóxica.

Nunca se esqueça que maquiagem é um produto de uso pessoal e a remoção diária e adequada deve ser sempre respeitada. Caso seja observado qualquer alteração ocular após uso de maquiagem procure seu oftalmologista para o tratamento adequado.